A tão propagada ambulância do SAMU que foi adquirida no dia 31 de março deste ano, quando o prefeito de Esperantina, Chico Antonio, recebeu as chaves do veículo das mãos do então Secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, no pátio da SESAPI em Teresina, está com 7 meses parada no pátio da Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina.
A ambulância chegou à cidade de Esperantina no dia 22 de maio. Na sua chegada o prefeito de Esperantina juntamente com todos os seus assessores fizeram até uma carreata na cidade para apresentar para a população a referida ambulância. Muitos foguetes, gritos eufóricos, esse era o clima instalado na cidade na noite da chegada da referida ambulância. Isso sem falar que ela ficou exposta ainda em frente à sede da Prefeitura de Esperantina por cerca de um mês.
O fato é que a ambulância nunca socorreu uma vítima sequer no município. Alguns assessores do prefeito afirmam que a ambulância não está funcionando ainda devido à burocracia do próprio sistema de saúde. Mas, se existia essa burocracia, porque tanta foguetaria com a chegada da ambulância em Esperantina, já que o prefeito e seus assessores já sabiam que o veículo não iria servir a população de imediato.
As pessoas que sofrem acidente em Esperantina são socorridas pela viatura da Policia Militar, que, diga-se de passagem, não tem nenhuma obrigação para fazer esse tipo de serviço. Vale ressaltar que a movimentação ou transporte de um acidentado devem ser feitos com cuidado e transporte adequado, a fim de não complicar as lesões existentes.
É importante salientar que a ambulância do SAMU foi adquirida através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Esperantina, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
Confira logo abaixo fotos do 180graus da chegada da SAMU em Esperantina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário