Cerca de 45 professores formados nas áreas de história, geografia e pedagogia dos municípios de Esperantina, Buriti dos Lopes, Morro do Chapéu, Luzilândia e São João do Arraial estão participando do curso Respeitar as Diversidades e Combater as Desigualdades.
O curso é uma realização da Universidade Federal do Ceará e está sendo desenvolvido pelo o Núcleo de Estudo e Pesquisas em Educação continuada para as Humanidades-HUMANAS e visa à elaboração de programas de formação continuada para professores da Rede Pública, objetivando repensar a formação de professores para dar novo significado às ciências Humanas e Sociais em sala de aula.
Com uma carga horária de uma 80 horas/aulas semi-presenciais o curso terá quatro encontros, dois deles já aconteceram, o mais recente foi na última sexta-feira (05-11).
Os encontros são realizados no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Esperantina que está dando total apoio e é ministrado pelo o professor Tutor Lineudo Sales.
Os participantes receberam cinco fascículos com temas diversificados como: África Mãe Preta; Todo dia é dia de Índio; Terra, Trabalho e Pão; A Cidade que devora; Deus é Menino e Menina.
A cada encontro é trabalhado um desses temas e os participantes elaboram uma síntese que é entregue ao tutor que a envia posteriormente para a UFC. No final do curso os professores cada município vão elaborar um projeto e apresentá-lo. De Esperantina estão participando os professores (as) Anatália Quaresma, Bernardo Augusto, Carlos Araújo, Ivana Magalhães, Laura Ramos e Miriam Siqueira.
O curso tem o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos municípios participantes. O terceiro encontro está previsto para acontecer no dia 19 de novembro.
Por Carlos Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário