terça-feira, 23 de julho de 2013

Câmara de Esperantina vai conceder Título de Cidadão para Salomão Teles de Menezes


Salomão Teles - foi de tudo apesar de pouco estudo

Com votação unânime a Câmara Municipal de vereadores de Esperantina aprovou na Sessão Ordinária realizada no último dia 05/07, a outorga de Título de Cidadão Esperantinense ao ex-vereador do município, Salomão Teles de Menezes, mais conhecido popularmente por “Saló”.

A homenagem foi proposta pelo vereador Regys Sampaio e aprovada por unanimidade.

Para o autor da proposta, a cidade de Esperantina está em débito com o senhor Salomão, pois o mesmo prestou relevantes serviços ao município nas últimas décadas. “Essa homenagem é mais do que justa, pedimos desculpas pela demora em reconhecer a grandeza que o trabalho do homenageado representou e representa para a nossa cidade”, disse.

A Mesa Diretora da Câmara de Esperantina vai realizar uma sessão solene para entregar a honraria.

O homenageado nasceu no dia 26 de outubro de 1921 na cidade de Luzilândia-PI. Aos 12 anos de idade veio morar em Esperantina. Estudou na Escola David Caldas onde se destacou por ser um aluno muito aplicado. Ainda estudante, botou uma Mercearia para negociar com feirante na Praça Leônidas Melo.

Em 1947 casou com a senhora Maria dos Aflitos, foi uma união harmônica. Desta união nasceram cinco filhos: Amália, Ioneide, Nonato, Fátima e Salomão Filho. Deles vieram oito netos: Nixon, Júnior, Janaina, Samuel, Elissa, Salomão Neto, Carolina e Adriano. Como últimos descendentes nasceram três bisnetos: David, Mateus e Gabriel.

Sua honrosa vida pública teve bastante valor. Na falta de Bacharel, foi indicado Promotor de Esperantina, função que exerceu com honradez e com enorme vigor. Defendeu a sociedade com amor vocacional. Exerceu também a função de suplente de juiz na terra da boa esperança.

Salomão por quatro anos foi tesoureiro da Associação Rural, isso lhe provocou gosto por produto veterinário, passando a comercializá-los, o que fez por muito tempo como pequeno empresário.

Ajudou na construção da Casa São Vicente. Foi vice-presidente de Clube Recreativo Princesa do Longá. Foi vereador de Esperantina por três mandatos. Foi zeloso presidente da Câmara Municipal, dirigiu com perfeição o Diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

Exercendo a vereança discordou de um projeto de lei que aumentava o salário dos vereadores. Aos 91 anos de idade ainda trabalha em sua mercearia, localizada no fundo de sua residência, local onde se diverte com os amigos em grande parte do dia.

Nenhum comentário: