quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Religião: Um Pouco sobre a Quaresma


Os católicos em todo o mundo iniciam hoje a Quaresma, período de preparação para a Páscoa que se baseia em penitência e reflexão e que se estenderá até Quinta-feira Santa.

Em termos litúrgicos, a Quaresma é o tempo de conversão, que não se restringe à Igreja Católica, mas se estende à Igreja Anglicana e a algumas igrejas protestantes, iniciado na chamada Quarta-Feira de Cinzas, o dia imediato à Terça-Feira de Carnaval.

Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, os católicos que assistirem a uma missa receberão na fronte uma cruz, desenhada com as cinzas das palmas queimadas no Domingo de Ramos do ano anterior, como lembrança de que a vida é transitória, acompanhada da frase bíblica "lembra-te que és pó e ao pó voltarás".

Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número 40 na Bíblia, que significa provação.


Na Bíblia são referidos os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, os 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto. Na verdade a quaresma não dura 40 dias. Ela dura 47 dias. Isto ocorre porque os domingos não são contados.


Caridade, obras de misericórdia, solidariedade, entre – ajuda, justiça, dever e verdade são alguns dos conceitos e expressões que assinalam o tempo da Quaresma, da partilha e da renúncia, para os cristãos e para a sociedade em geral.

Embora seja um período de tempo penitencial, este não é visto pelos cristãos como um período triste e depressivo, dado que se trata antes de um momento de purificação e de renovação da vida cristã, que culmina na Paixão e Ressurreição de Cristo, no Domingo.



Durante a Quaresma é realizado no Brasil a Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. O objetivo da campanha é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.


A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e nesse ano vem com o Tema: Economia e Vida e Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.

Nenhum comentário: