Essa é a realidade de alguns alunos da rede municipal de Esperantina-PI da localidade "Lagoa dos Macacos",que fica situada a aproximadamente
Cerca de 24 (vinte e quatro) alunos que estão cursando a 8ª série do Ensino Fundamental assistem aulas na palhoça de festa cedida pelo próprio diretor da Escola Municipal “Francisco Simplicio do Vale”. O Nome da escola é em homenagem a um dos primeiros moradores da comunidade, conhecido popularmente por Chico Vaqueiro.
A referida palhoça que é utilizada para a realização de festas na comunidade, atualmente funciona também como uma sala de aula desde o inicio deste ano, sendo que pela manhã o local é usado para aulas de recreação e no turno da tarde funciona a 8ª série.
A nossa equipe de reportagem procurou o diretor da referida escola para obtermos mais informações sobre esse problema.
“H
ouve a necessidade de agente ceder a palhoça para funcionar a sala de aula, devido os alunos de 5ª a 8ª série da localidade “Boi Velho” terem sido transferidos para a nossa escola, que acabou ficando sem espaço para acomodar todos os alunos”, declarou o Diretor Chico Lagoa.
O Diretor da Escola declarou ainda que a referida sala de aula é provisória, tendo em vista que a Prefeitura em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já fizeram um projeto no inicio desde ano para que a escola fosse ampliada no mais breve de tempo possível. É importante salientar que o colégio fica localizado em uma área de assentamento.
Ness
a mesma escola funciona também uma sala de aula em um pequeno imóvel de propriedade da associação de moradores da comunidade, sendo que a prefeitura paga mensalmente um valor de R$ 100,00 (cem reais) para a associação.
Um outro problema encontrado na localidade é a existência de um bar ao lado da escola, mas, de acordo com o diretor o estabelecimento só funciona quando a escola se encontra fechada e/ou em períodos festivos na referida palhoça de festa.
Vale ressaltar que a sala de aula que funciona na palhoça de festa, não oferece nenhum tipo de conforto e nem estimulo para os alunos assistirem as aulas, e que no final da tarde o sol incomoda muito os estudantes.
Confira alguns registros da sala de aula e da escola:








Nenhum comentário:
Postar um comentário