quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Justiça Eleitoral realiza Treinamento com Mesários em Esperantina


A Justiça Eleitoral está treinando as pessoas que irão trabalhar como Mesários nas eleições 2010.


O Treinamento iniciou nesta segunda-feira (30) e vai se estender até o dia 13 de setembro. O referido Treinamento está acontecendo na sala de audiências da Comarca Walter Carvalho Miranda, nos turnos da manhã e da tarde.


Vale ressaltar que todas as pessoas que são funcionárias públicas que vão trabalhar no dia das eleições, terão direito a cinco dias de folga depois do período eleitoral, além de receberem também uma gratificação para o lanche.


O chefe do Cartório Eleitoral, Raul Ventura, falou a nossa reportagem e esclareceu algumas dúvidas sobre as eleições 2010, confira a entrevista:


Blog: Que documentos devo levar no dia da eleição?


Raul Ventura: O eleitor deve levar seu título eleitoral e um documento oficial com foto, se ele não apresentar esses dois documentos ele não vota.


Blog: Posso levar uma “cola” com os números dos candidatos que irei votar?


Raul Ventura: Pode sim, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve anotado o número dos seus candidatos (uma “cola”).


Blog: O que é o voto em trânsito?


Raul Ventura: Nas eleições de 2010, poderá votar em trânsito, quem estiver nas capitais no dia da eleição, para Presidente da República. Para isso, o eleitor, que estará em alguma capital no dia da eleição, deverá ter se cadastrado em qualquer Cartório Eleitoral entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, levando o título eleitoral e um documento de identidade para ter direito ao voto em trânsito. Caso no dia da eleição, ele não se encontre na cidade na qual ele se cadastrou para votar em trânsito, ele não poderá votar na sua seção eleitoral de origem, podendo apenas justificar.


Blog: No dia da eleição o eleitor pode ir munido de adesivo e/ou bandeira do seu candidato?


Raul Ventura: Sim. Ele pode comparecer na seção eleitoral munido do adesivo do seu candidato ou qualquer propaganda similar, mas, ele só pode fazer manifestação silenciosa.

O Chefe do Cartório falou ainda que nesse ano, o fiscal da eleição não pode mais usar camisas padronizadas, ele pode usar somente um crachá de identificação da coligação a qual ele pertence.


Vale ressaltar que o horário de votação é entre 8hs até às 17hs. Quem estiver na fila às 17h ganhará uma senha para votar.


Nesse ano o eleitor deve votar em seis candidatos, confira a seqüência correta de votação:


1° voto: Deputado Estadual
2° voto: Deputado Federal
3° voto: Senador primeira vaga
4° voto: Senador segunda vaga
5° voto: Governador
6° voto: Presidente da República



Obs: O eleitor não pode votar no mesmo Senador duas vezes.

Nenhum comentário: