Há dois anos, o Folha de Batalha publicou uma série de matérias sobre o abandono de um dos pontos mais bonitos do Piauí: o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. Situado na divisa dos municípios de Batalha e Esperantina e a 174 quilômetros ao norte de Teresina.
O local se torna um verdadeiro paraíso com suas enormes quedas d´água durante o período chuvoso, que vai de dezembro a junho. Já no restante do ano, o fluxo de turistas cai consideravelmente, ou seja, os poucos visitantes aproveitam a calmaria do parque para relaxar e se encantar com a beleza do local.
A passarela que separa os dois municípios, medindo 315 metros de comprimento, construída em 1993, na gestão do então Governador do Estado Dr. Antonio de Almendra Freitas Neto, está interditada há meses para reforma.
Em março deste ano, a pedido do Ministério Publico Estadual, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local fazendo uma vistoria, e concluiu que existem tábuas danificadas em quase toda a extensão da passarela, razão pela qual foi interditada. Parte da madeira está parcialmente podre, oferecendo grande risco para as pessoas que insistem em utilizar o equipamento para a realização da travessia de um lado para outro de ambos os municípios. Além disso, outros sinais do descaso, banheiros parecem pocilgas: faltam torneiras, vasos, e, sobretudo, água e sabão.
Augusto César freqüentador do Parque passava pelo local e conversou com a nossa reportagem, segundo ele o local é aprazível, mas o abandono tem mandado os frequentadores embora. “É uma falta de compromisso com a coisa pública, principalmente com a segurança das pessoas que vêm visitar a cachoeira”, disse ele lamentando o descaso público.
No ano passado, o governo do estado fez assembléia geral na Piemtur para cedê-lo à prefeitura de Esperantina, através de um termo de cessão, com a justificativa de que todas as esferas governamentais têm obrigação de contribuir para o desenvolvimento do turismo. Porém, o cenário continua o mesmo, tanto do lado de lá, como do lado de cá.
Recentemente, o vereador Regys Sampaio (PMDB), da vizinha cidade de Esperantina, apresentou uma Indicação solicitando que o Poder Executivo Municipal daquela cidade tome providências no sentido de confeccionar um projeto para viabilizar a reforma de toda infra-estrutura existente no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. A reivindicação do vereador foi aprovada por unanimidade durante a Sessão Ordinária do dia 5 de novembro/2010.
Se nada for feito para melhorar a infra-estrutura da cachoeira do Urubu, a tendência é que o parque deixe de ser um local atrativo, e isso vai acabar prejudicando o turismo das cidades de Batalha e Esperantina.
Fonte: Folha de Batalha
Um comentário:
que cena terrivel, é um absurdo abandonar nosso principal patrimônio..vamo trabalhar seu Chico.
Beto
Postar um comentário