Defender o meio ambiente é uma das lutas da população como um todo. Prova disto são inúmeras campanhas que vêm sendo realizadas no país e no mundo.
O vereador Regys Sampaio (PMDB), preocupado com a causa, começou a elaborar alguns projetos voltados para a preservação do meio ambiente.
Um deles é o projeto que prevê a implantação de atividade curricular sobre Meio Ambiente na Rede Municipal de Ensino de Esperantina-PI.
O Poder Executivo fica obrigado, através da Secretaria Municipal de Educação, a elaborar matéria curricular sobre o referido tema, obedecendo alguns critérios como: uma aula semanal, atividade anual definida na semana pedagógica e realizar uma vez por ano a Semana do Meio Ambiente, com realização de amostras, palestras, atividades de campo, com a prática de atos ligados a implantação e preservação da flora e da fauna, combate a erosão e outras relativas ao tema.
O Município de Esperantina poderá promover convênios com entidades ou associações governamentais, para a execução dos temas e atividades.
O projeto tem como objetivo informar, sensibilizar e conscientizar os alunos acerca dos conceitos básicos de meio ambiente, provocando mudanças de comportamento, de valores, de práticas e de atitudes (individuais ou coletivas), difundindo e consolidando as idéias de qualidade ambiental.
“O projeto é de extrema importância, inclusive pedagógica, já que ele foi desenvolvido para atender especialmente os alunos, de forma a levá-los à adoção de práticas concretas para uma relação de harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente”, explica o vereador Regys.
O art.174 da Lei Orgânica do Município de Esperantina diz que incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, pois somente através dessa conscientização é que poderemos oferecer aos nossos descedentes uma vida melhor e ecologicamente equilibrada.
O projeto está sendo analisado pelas comissões da Câmara Municipal e deverá entrar em pauta para votação no mês de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário