segunda-feira, 11 de julho de 2011

Professores de Esperantina protestam para receber reajuste do Fundeb/2010


Cerca de aproximadamente cem professores da Rede Pública Municipal de ensino de Esperantina estiveram na manhã de hoje (11) na sede da Prefeitura Municipal para tentar pressionar o prefeito Francisco Antonio (PT) a ratear o recurso referente ao reajuste do Fundeb/2010.

O valor de R$ 554.082,94 (quinhentos e cinqüenta e quatro mil, oitenta e dois reais e noventa e quatro centavos), foi creditado na conta do fundeb no dia 29 de abril deste ano.
O prefeito de Esperantina tentou frear a manifestação anunciando em praça pública no último domingo (durante a realização do Festival junino) que o município estaria pagando 50% desse valor nesta segunda-feira (11).

A maioria dos professores presentes na manifestação interpretou esse anúncio feito pelo próprio prefeito Francisco Antonio, como uma tentativa de desarticular essa manifestação (reunião).

“Esse recurso é legítimo e deve ser rateado entre os professores. É típico das administrações desarticular a categoria, haja vista que o prefeito tinha esse compromisso com a gente hoje (11). Eu não vi racionalidade pro prefeito anunciar esse pagamento um dia antes da reunião. Eu vejo como uma manobra para desarticular a nossa reunião”, disse o professor Evaldo.

Estiveram presentes no evento a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rosangela Fontinele, que articulou a manifestação junto com os demais professores e o vereador Regys Sampaio (PMDB) que desde o primeiro momento vem lutando para que esses valores cheguem nas mãos dos professores.

“Estou aqui para dar uma força para os professores, não tem porque adiar mais esse pagamento, haja vista que o dinheiro já está nas contas da prefeitura desde o dia 29 de abril”, disse o vereador Regys.

No momento da manifestação o parlamentar pediu uso da fala e falou que a educação do município de Esperantina não anda bem.

“Quero dizer para todos os presentes que não tem porque a prefeitura adiar o rateio desses recursos, a educação do município de Esperantina não anda bem, o semblante desses servidores demonstra o descontentamento da classe com a atual gestão”, disse o parlamentar.

Depois de muita pressão o Prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho (PT), disse que amanhã (12) irá repassar 50% do reajuste para as contas dos servidores da educação, e que o restante será pago em um outro momento.

Apesar do anúncio do pagamento da metade do valor, os professores não saíram satisfeitos com a proposta do prefeito.






Nenhum comentário: