Mostrando postagens com marcador aprova. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aprova. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de setembro de 2011

Câmara de Esperantina aprova projeto de lei que institui o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar


A Câmara Municipal de Vereadores de Esperantina aprovou por unanimidade, em duas sessões, o Projeto de Lei que Institui o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar em Esperantina.

De acordo com o texto do projeto, fica fixado o dia 18 de novembro como a data comemorativa alusiva ao Dia Municipal do Conselheiro Tutelar. A matéria atribui ainda ao Conselho Tutelar a incumbência de celebrar esta data.

O autor do projeto, Regys Sampaio (PMDB), destaca que o Dia do Conselheiro Tutelar representará uma oportunidade a cada ano para a reflexão em torno do relevante papel pedagógico, psicossocial, cultural e jurídico do Conselheiro Tutelar, que faz a ponte entre a família e o município na assistência às crianças e adolescentes.

“A presente proposição pretende homenagear a estes valorosos homens e mulheres que, por todo o município, dedicam-se diuturnamente na luta em defesa dos diretos das crianças e dos adolescentes”, disse Regys.

Para o vereador, o exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante, estabelecendo presunção de idoneidade aos conselheiros.

A data sugerida acompanha a decisão do Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, ocorrido em 18 de novembro de 2001, oportunidade em que deliberaram que essa data seria referencial para a categoria.

sábado, 18 de junho de 2011

Câmara de Esperantina aprova projeto que cria Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil


A Câmara Municipal de vereadores de Esperantina aprovou na Sessão Ordinária que aconteceu na última sexta-feira (17), o projeto de lei n°26/2011 que dispõe sobre a criação do Pólo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil na oferta de cursos na modalidade á distância no município de Esperantina. A tramitação do projeto foi rápida, sendo aprovada por unanimidade em duas sessões.

De autoria do Poder Executivo o projeto assegura também que a UAB de Esperantina faça convênio com Instituições Públicas de Ensino Superior.

O Pólo de Apoio Presencial é uma unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades didático-pedagógicas e administrativas relativas a cursos e programas ofertados a distância.

O objetivo principal do projeto é dar sustentabilidade ao Pólo de Apoio Presencial da UAB de Esperantina.

Para o vereador Regys o projeto vai dar sustentabilidade e estrutura para o Pólo da UAB em Esperantina. “Esse projeto é muito importante para todos os estudantes esperantinenses, a partir de agora o Pólo da UAB de Esperantina poderá aumentar sua oferta de cursos superiores em diferentes áreas do conhecimento, atendendo as necessidades do nosso município”, disse.

A UAB é um projeto do Governo Federal que visa expandir a oferta de cursos superiores à distância no Brasil. O Pólo de Apoio Presencial do município de Esperantina fica localizado na Praça Leônidas Melo, onde atualmente oferece três tipos de cursos: Ciências Contábeis, ofertado pela UFSC, além dos bacharelados em Sistemas de Informações e Administração, ofertados pela Universidade Federal do Piauí.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Câmara aprova projeto que institui o Festival de Teatro Estudantil


A Câmara Municipal de Esperantina aprovou por unanimidade em duas sessões, o Indicativo de Projeto de Lei n°04/2011 que institui o Festival Municipal de Teatro Estudantil.

De autoria do Vereador Regys Sampaio (PMDB), o projeto é destinado a fomentar a organização de grupos de teatro nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Esperantina, mediante a realização de oficinas de formação e montagem de grupos teatrais amadores em cada unidade educacional.

O projeto objetiva incentivar a produção das artes cênicas, bem como dos interessados em desenvolver e valorizar a arte do teatro no município de Esperantina.

“O teatro proporciona a formação de uma sociedade mais crítica e consciente de seu papel de coadjuvante na busca permanente pela transformação positiva da nossa realidade”, disse o vereador.

O projeto prevê que a seleção de grupos teatrais candidatos aos prêmios do Festival Municipal de Teatro Estudantil, será feita por categoria, por idade e região, e a premiação consistir-se-á, também, em incentivo e apoio para apresentação dos grupos selecionados em todo o município de Esperantina, e será feita pela Secretaria Municipal de Educação.

Ressaltando que ainda se faz necessária a aprovação por parte do prefeito (sanção) e a regulamentação da lei, para que o Festival de Teatro Estudantil possa se tornar uma realidade.


sábado, 14 de maio de 2011

Câmara de Esperantina aprova projeto de lei de incentivo à leitura


A Câmara Municipal de Esperantina aprovou na sessão ordinária de 29 de abril, por unanimidade, o Projeto de lei Nº 22/2011 que cria o Programa de incentivo à leitura intitulado de “Gostar de Ler”.

O projeto de autoria do vereador Regys Sampaio (PMDB) prevê em sua redação uma série de diretrizes e ações que beneficiarão efetivamente os alunos da rede pública.

Regys Sampaio ressaltou a perspectiva de que projeto seja sancionado pelo prefeito de Esperantina, Jânio Aguiar (PSB); “Acredito que o prefeito será sensível, pois a leitura é uma atividade fundamental para formação dos cidadãos. Se posta em prática elevará significativamente os indicadores educacionais da nossa cidade”, disse o parlamentar.

O projeto prevê a realização de semanas culturais, envolvendo os jovens e crianças regularmente matriculados nas escolas municipais de Esperantina. Durante estes períodos serão realizadas seções de leitura nas dependências dos espaços públicos municipais participantes. Uma vez encerrado o ciclo de leituras, cada participante elaborará uma resenha literária referente ao texto lido. Os melhores trabalhados serão premiados e os ganhadores terão seus nomes divulgados entre todos os participantes.

A partir da publicação desta Lei, caberá a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas, elaborar e organizar a programação prevista no projeto.