
A Casa Grande centenária que fica localizada na comunidade quilombola Olho d´agua dos pretos, a 18 km da sede do município de Esperantina está com sua estrutura comprometida, e alguns objetos valiosos existentes no local estão sendo saqueados.
O sitio histórico Olho d´água dos pretos é um dos remanescentes características da arquitetura rural do século XIX. Tombada pelo Departamento de Patrimônio natural e cultural do estado de acordo com o art. 13 da lei n°4.515 de 09 de novembro de 1992 e tombada pelo decreto n°9.311 de 23 de março de 1995, sancionada pelo então governador. Destaca-se com acervo vivo da história dos senhores e escravos que lá trabalhavam e sofriam torturas segundo relatos dos mais antigos.
A Casa que foi construída no inicio da nossa colonização, em 1847, por Mariano de Carvalho Castelo Branco (irmão de Leonardo das Dores Castelo Branco) pode estar com seus dias contados.
De estilo rústico colonial, a casa grande possui paredes densas com peitoris com varanda em forma de U, vinte e oito cômodos com aberturas em grande quantidade e largas que tipificam a moradia rural das sedes das fazendas do interior do Piauí.
As telhas enormes que cobrem a referida casa e que possuem inscrições da época estão sendo saqueadas. Informações dão conta de que há alguns dias atrás várias delas foram levadas. Além desse problema, a casa está com toda a sua estrutura física comprometida, precisando em regime de urgência ser restaurada pelo IPHAN (Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional).
Um outro problema detectado in loco no local é que até mesmo uma das portas da casa foi levada por local até então desconhecido. Apesar dos moradores afirmarem que já existe um projeto em andamento para a restauração do referido sitio histórico. O Poder Público Municipal e o Governo do Estado deveriam ter um pouco mais de zelo pelo local, caso contrário à restauração pode vir tarde demais.
Vale ressaltar que em março de 2009, o vereador Regys Sampaio apresentou um requerimento na Câmara Municipal pedindo que o atual prefeito se sensibilizasse com a importância histórica da casa e tomasse as devidas e necessárias providências para poder evitar que bens sejam saqueados ou até mesmo que o imóvel venha a desabar.
Confira logo abaixo fotos da casa e o requerimento do vereador:


Um comentário:
Atualmente faço dois cursos com o tema da descendencia afro brasileira e pensei q poderia escrever o trabalho de conclusão da especialização sobre a comunidade de olho dàgua dos negros mais parece que não vou ter tempo já que a degradação esta muito avançada e eu ainda estou começando o curso.
Gostei do alerta espero que todos ouçam
O que poderia fazer para mudar essa realidade?
Postar um comentário