quinta-feira, 31 de março de 2011

Câmara cria comissão especial para analisar causas do uso abusivo de álcool


A Câmara tem agora uma comissão especial para analisar as causas e consequências do uso abusivo de álcool. Ela foi criada nesta terça-feira pelo presidente da Câmara Marco Maia.

Nos últimos cinco anos, houve aumento no consumo de álcool no Brasil. Em 2006, o percentual era de 16%, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. E em 2009, o índice já era de 18,9% de pesquisados que declararam fazer uso abusivo do álcool.

O autor do requerimento é o deputado Wanderley Macris, do PSDB de São Paulo. Ele também ressalta estatísticas do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, um instituto vinculado à Secretaria de Saúde de São Paulo, que apontam que 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuram tratamento para se livrar do alcoolismo começaram a beber antes dos 11 anos de idade. O consumo de álcool no Brasil é quase 50% superior à média mundial.

"Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde mostra que os homens brasileiros bebem 24,4 litros de álcool por ano. A média do mundo é de 6,1. Então por aí você tem idéia de como essa epidemia do uso de álcool está se instalando no Brasil."

Segundo Macris, os governos não têm se preocupado com o alcoolismo, que mata mais do que os viciados em drogas ilícitas e epidemias e é a oitava principal causa de morte no mundo, com mais de 2,5 milhões de vítimas todo ano.

A intenção do deputado é chamar especialistas, médicos, psiquiatras e representantes em várias esferas do governo para debater o assunto e criar políticas para coibir o uso abusivo de álcool no país.

A comissão especial surgiu após a rejeição de um pedido para a criação de uma CPI do Alcoolismo, por falta de fato determinado.

Vanderley Macris reformulou seu pedido para comissão especial. O colegiado será composto por 25 deputados titulares e o mesmo número de suplentes. Vanderlei Macris deve ser o relator.

Fonte: Rádio Câmara

Nenhum comentário: