Em visita a algumas escolas localizadas no Município de Esperantina, os auditores da Controladoria Geral da União (CGU), constataram que os alimentos que são utilizados para o preparo da merenda escolar das escolas municipais estão sendo armazenados de forma irregular.
Nas Escolas Municipais “Benedito Soriano”, “Mangueira” e “Raimundo Cearense” os alimentos acondicionados em pacotes, alguns já abertos, estavam guardados em estante de aço fechada, sem a devida ventilação e luminosidade.
Já na Escola Municipal “Cajazeiras”, os alimentos são guardados em estante de aço fechada, sendo que nesta escola, a estante possui prateleiras enferrujadas. Na última escola visitada, denominada Francisco Alves, localizada na Fazenda “Encanto”, os alimentos encontravam-se empilhados ou dentro de bacias plásticas em sala escura sem ventilação ou luminosidade, encostados na parede com marcas de cupim e ao lado de caixas e livros empoeirados.
O gestor afirma envidar esforços para sanar as impropriedades no acondicionamento dos gêneros alimentícios. Afirma, ainda, que realiza visitas e orientações aos diretores e merendeiras. Entretanto, somente orientações e visitas não são suficientes. É preciso melhorar os espaços físicos, como piso, portas e paredes, proporcionando a devida luminosidade e ventilação, a fim de melhor conservação dos alimentos.
Vale ressaltar que a fiscalização da CGU no município de Esperantina foi realizada no período de 02 de agosto a 01 de outubro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário